quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bacalhau nas Duas Batatas


Rapaz, quando minha amiga Sayo falou dessa receita, jurava que só comeria se passasse o natal na casa dela... Meses depois, perguntei de que livro era "Nada, mulher, vi em Ana Maria Braga!" hahaha
Ê Ana Maria, arrasou!
Tive que adaptar a receita, pois na verdade a original leva também purê de uma tal de batata baroa, que eu nunca tinha ouvido falar. Não sei se é inhame... Será?
São tantos nomes para as mesmas raizes nesse Brasilzão, que chega uma hora que a gente cansa, né?
Macaxeira, inhame, cará, batata-doce... Mandioca, aipim, mandioquinha, batata-baroa... ai ai...
Pois eu tinha bacalhau, tinha batata-doce, tinha batata inglesa e tinha coco de verdade, comprado na feira já ralado e congelado.

Dessalguei e puxei no azeite com alho e cebola, 300g de bacalhau

Fiz 2 purês: 1 de batata-doce e 1 de batata inglesa (300g da cada batata), com leite-de-coco bem grosso de 1 coco inteiro e 1/2 caixinha de creme de leite em cada. Usei sal e uma manteiguinha também. O purê deve ficar firme.

Fiz um pouco de molho branco: ralei 1/2 cebola, refoguei em 2 colheres de sopa de manteiga, juntei 3 colheres de sopa de farinha de trigo e fui acrescentando 150ml de leite, aos poucos, mexendo bem e depois 150ml de leite de coco. Depois foi só acertar o sal e pôr uma pimentinha moída na hora.


Ralei 100g de queijo mussarela, 100g de queijo parmesão e 1/2 pão francês.

MONTANDO:
Untei uma travessa de vidro com manteiga e coloquei o purê de batata inglêsa. Depois, um pouco do molho branco e o bacalhau por cima. Mais molho branco e o purê de batata-doce. O restinho do molho branco e os queijos misturados com o pão ralado. Gratinei no forno alto e nem deu tempo de fazer a foto com o prato fechado!
É delicioso!