segunda-feira, 29 de março de 2010

Primeiro Post

-Tinha que ser feijão-

Comecei a cozinhar MESMO, quando aos 20 anos fui morar sozinha.
Minha casa era no mesmo quarteirão do Habib`s, que fica na frente de um Supermercado. Resultado: esfiha de frango no café, de carne no almoço e de queijo no jantar :p
Uma semana se passou, eu me sentia um pouco estranha, mas não sabia o que era... Até que fui fazer um trabalho de faculdade na casa de uma amiga. Chegando lá, bicho, tinha um prato de pepino ao vinagrete. Meus olhos estatalaram e gritei: PEPINOOOO! Todas as minhas boas maneiras foram pro espaço, devorei o prato, a fofa da mãe da minha amiga falou morrendo de dó: "Ô, minha filha, tem mais lá dentro, você quer?" Balancei a cabeça afirmativamente, enquanto devorava as últimas rodelinhas. Essa tarde mudou minha vida. Ou EU aprendia a cozinhar, ou ia passar o resto da graduação comendo esfiha do Habib's. No outro dia, juntei meu rico dinheirinho e fui fazer compras. Eu sempre fui a irmã do mingau de farinha láctea, da papa de chocolate e aveia, do ovo com verdurinha. A prima do chocolate quente, do leite caramelado noturno, a amiga que sabia fazer um quentão geladão que rendia a noite inteira,improvisava os sanduíches para as festinhas e os tira-gostos para as cachaças. Mas nunca tinha feito um feijão na vida! Uma vergonha... Aiii meu primeiro feijão! Como ficou bom! Claro que liguei pra Mainha e Vozinha antes (coisa que faço até hoje, quando vou cozinhar algo que nunca fiz e elas tem know-how).
Até pedacinhos de charque frita, como nos caldinhos praieros... Cenoura, coentro, huuum...

Segue A receitinha básica:

1/2 kg de feijão mulatinho catado, lavado e escorrido.
Um pedacinho de charque escaldada (deixe metade em cubos, para fritar)
2 folhas de louro
1 cebola grande
2 dentes de alho grandes
1/2 tomate
1 colher de sopa de extrato de tomate
coentro e cebolinha
cenoura
Cominho, colorau, sal e pimenta do reino.

Coloque na panela de pressão o feijão, cubra com água (cerca de 4 dedos acima dos grãos), a charque e as folhas de louro. Cozinhe por uns 30 minutos. Abra a panela e coloque a cenoura e deixe cozinhar. Em uma frigideira, torre o cominho com o colorau, adicione um pouco de azeite, refogue, a cebola, o alho, acrescente o tomate, o extrato, metade do cheiro verde, o sal, a pimenta e um pouco do caldo do feijão. Jogue esse perfumado refogado no feijão, que já deve estar molinho e deixe apurar o sabor. Frite o restinho da charque, seque com papel toalha e jogue na panela, que já deve estar no ponto. Desligue o fogo, coloque o resto do cheiro verde e está pronto!

Hoje em dia, aqui em casa somos só 2: marido e eu. Fazer feijão todo dia, nem pensar. É sempre bom ter um feijão 'quase lá' no freezer. Pensando nisso, comprei minha primeira panela de pressão com capacidade para módicos 7,5l.
Ai, como me serve a danada! Coloco o feijão, pouquíssimo sal e uma folhinha de louro sempre. Cozinho até ficar al dente, resfrio, divido em potes e congelo. Isso serve para todo tipo de grãos: ervilha, grão-de-bico, feijão branco e até arroz integral, que demora bastante no fogo. Na hora da fome, o arroz vai direto para o microondas (quando tem feijão (leia-se não é risoto)) e o feijão vai para a panela do refogado, acrescento água e em 10, 15 minutos no máximo, tá prontinho da Silva. O bom é que dá pra variar bastante... Sobrou aqueles 'langanhos" da carne de ontem? Ossos do Peru de Natal? Achou um osso de patinho defumado no mercado??? Joga na panela, que o feijão fica adubado! Nenhum tempero é obrigatório. Há quem goste só na água e sal...

Pra não dizer que não falei das flores, feijão Vegan, do Hare:
1/2 kg de feijão mulatinho, escolhido, lavado e escorrido
gengibre, gergelim e cominho, pilados
Assa-fétida em pó (encontrada em lojas de produtos naturais, a assa-fétida é usada como substituto do alho, por diversas populações que não o conheciam)
Pimentão
Manteiga

Feijão na pressão, como na receita anterior. Refogue bem o pimentão na manteiga, adicione uma colher de chá de assa-fétida e mexa bem. Coloque o temperinho do pilão, refogue mais um pouco, adicione uma concha do caldo do feijão, solte o grudadinho do fundo da frigideira e despeje na panela do feijão. Cozinhe um pouco até apurar e, se quiser, acrescente vegetais à gosto(cenoura, brócolis... dá pra colocar de tudo). Fica um feijãozinho bem diferente. Vale a pena testar!

Um comentário:

  1. Aeeeeeeeeeeeeeee

    Aprendeu e qualificou, hoje é das minhas amigas que mais sabe de cozinha!! Eu que sou um metido a cozinheiro até que faço umas gracinhas vez em quando mas nada comparável à MURIÇOCA FRITA srrs

    Ass: www.oblogservador.blogspot.com LEO

    ResponderExcluir