sábado, 3 de abril de 2010

O Bendito Arroz Integral

Engano vários amigos. Mas é pro bem, rapaz... Pergunto bem descarada: tu gostas de arroz integral? A resposta é uma careta, na maioria das vezes. Aí vou cozinhando, escondendo o rótulo, passando o tempo, sirvo o prato e vejo nego comendo de babar... hahaha, ADORO!
O grande segredo do arroz integral, é deixá-lo cozinhar.
Normalmente usa-se o dobro de água do arroz branco, levando, logicamente, o dobro do tempo de cozimento do arroz 'comum'.

Sem pregação: gosto muito do arroz branquinho, certos pratos só caem bem com ele acompanhando... Mas o tal do arroz parbolizado, sinceramente, não me entra! O arroz preto, super-nutritivo, é uma delícia, demora a cozinhar e causa um efeito visual muito interessante (fico devendo fotos). Mas minha paixão, no quesito arroz, é o danado do arroz da terra. Experimentei a primeira vez em Catolé do Rocha (leia o post do meu outro blog) achei para vender aqui em Recife e desde então, quando falta na despensa fico aperriada...

O arroz carioca (nem sei se no Rio chamam assim :p) é aquele que fica sequinho na panela, pronto para servir. É que tem uma história de 'arroz lavado', que é o arroz cozido em MUITA água e depois escorrido: se já não tinha muito nutriente e, falando do parbolizado, de precário sabor, imagina depois que a água vai toda embora??? Afffe!
Vamos lá?

Arroz Integral ou da Terra para 2 pessoas:
1 xícara de arroz
4 xícaras de água
Alho, cebola, azeite ou manteiga, sal e, se quiser algum temperinho (alecrim, tomilho, açafrão, manjericão, cenoura ralada...)

Numa panela pequena com tampa, frite a cebola, o alho, adicione o temperinho e o arroz. Uma breve refogada, acrescente a água (há quem use fervendo, eu nunca uso). Mexeu. Ferveu. Abaixou o fogo. Tampou a panela. Deixe em média 30 minutos (até a água secar completamente). Desligue o fogo e espere mais 5 minutos com a panela fechada, antes de servir.Com o arroz branco o procedimento é o mesmo, usando metade da água.







A receita tradicional de arroz da terra é com leite no lugar da água. Aí tem que ficar de olho para não esborrar e cozinha sem tampa na panela.
Fica muito mnham mnham de bom.
Aguardem as receitinhas de risoto!

P.s.: quando eu falo Risoto não quero dizer 'feito exclusivamente com arroz arbóreo ou carnaroli'. SEI que por definição só é risoto se usarmos 'arroz para risoto', que 'largam' o próprio amido e dão aquela cremosidade maravilhosa. Porém, se falando de nordeste brasileiro, o preço desses tipos de arroz é altíssimo, deixando-os apenas para ocasiões mais especiais. Faço muitos 'risotos falsos', usando qualquer tipo de arroz (normalmente já cozido) e creme de leite (ou mesmo leite, quando quero mais leve). Ficam ótimos, posso garantir... É que antes desse post, discuti horas a fio com a purista da Tia Chu (kkkkkkkkk), que, claro, só chama risoto de risoto.:p

Nenhum comentário:

Postar um comentário