terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sopa Francesa de Cebola






Essa sopa tem história. Foi um dos primeiros pratos que me arrisquei a fazer logo que Mamãe comprou o livro ‘A Boa Mesa’, que foi muito, muito usado lá em casa. Eu devia ter uns 14 anos e pirei em cozinhar algo com tanta manteiga. Mamãe, na mesma época, havia comprado uma coleção inteira de temperos. Nos rótulos dos potes vinham informações sobre a origem da planta, escolas culinárias que eram mais utilizados e em que tipos de preparo. Era uma deliciosa aula para a família toda... Tinha até um frasquinho com Bouquet Garni, com umas 6 bolinhas de tecido bem amarrados...
Ai, como eu queria usá-lo! Era inverno, em Garanhuns, um frio danado... Fiz a sopa e foi um sucesso: todos adoraram e eu mais ainda, me achando MUITO chic servindo pratos individuais tirados do forno...

Queria comer uma sopinha que esquentasse o coração. Lembrei-me de uma soparia ótima, que fica na zona sul da cidade... Na chuva, de moto, tomar sopa?
Não..., pode deixar nego troncho...
Abri a geladeira: muitas cebolas. ‘CLARO, é hoje!’.
Sabia que marido iria enlouquecer com essa sopa. Ele é louco por manteiga.
De vez em quando eu pensava nela, mas com o calorão que faz normalmente em Recife, não rola...
E Recife agora está frio - será que o filme de Kleber Mendonça foi uma profecia?

Sopa Francesa de Cebola :
serve 2 pessoas

3 cebolas médias em rodelas finas
1/3 de pote de manteiga (+ou- 80g)
500 ml de caldo de carne (natural, please)
100 ml de vinho branco (o que vai ser servido junto com a sopa)
1 bouquet garni (tomilho, louro, salsão, enrolados numa folha de alho-poró)
Sal e pimenta branca
Pão francês torrado e queijo gruyere ralado (substituí por um pão fofo redondo e por queijo gouda)

Refogue bem a cebola na manteiga (até ficar bem transparente), acrescente o vinho, deixe evaporar um pouco. Junte o bouquet garni e depois caldo de carne e cozinhe em fogo baixo por uns 25 minutos. Retire o bouquet,  ponha sal e pimenta branca - cuidado com sal por conta do queijo . Coloque em sopeiras individuais, a torrada e salpique o queijo. Asse em forno alto até o queijo derreter. Como eu queria o queijo mais torradinho e não tenho grill no forno, finalizei com o maçarico.  






ps.: usei tomilho seco e louro idem, por isso o gaze amarrando tudo.
P.s.2: como estava sem o livro, dei uma googlada em várias receitas. Achei uma em que uma criatura que está morando na França colocou “manteiga OU MARGARINA” PELOAMORDEDEUSAIMEUOVO! crees?
*tenso*
Ps.3:Contra-indicada para quem tá com o colesterol alto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário