quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Macaxeira: dava para ser mais versátil, dona raíz?



Minha nossa, como é bom ser pernambucana e ter macaxeira assim, disponível em toda esquina! E o precinho? Na feira em algumas épocas, chega a custar R$ 0,50 o quilo!
É uma raiz muito especial, cheia de lendas (veja aqui), nativa do Brasil, tradicionalmente cultivada pelos índios,  que adaptadas aos quitutes portugueses,  tornou bastante peculiar a culinária daqui. Vai em bolos maravilhosos, misturada com coco, bolinhos, frita, ensopada, atolada, com queijo coalho e carne de sol, só na manteiguinha de garrafa, com ovo... Quase tudo que você misturar com ela vai bem...
E os subprodutos, então? Beiju, tapioca, sorvetes!
Fiquei especialmente satisfeita com a macaxeira, depois que li essa matéria aqui, meninas... É deliciosa, barata, super-nutritiva e incrivelmente versátil.
Na receitinha de hoje, usei a macaxeira cozida do café da manhã do dia anterior, que maridinho fez. Já contei que conquistei ele levando macaxeira de presente???
hahaha funcionou, viu gatas? ;)


+ou- 400g de macaxeira cozida e amassada
200g de carne moída
1colher de sopa de extrato de tomate
1 pitada de cominho em pó
Manteiga de garrafa
1/2 tomate, 1/2 cebola, 1 dente de alho, um pedacinho de pimentão vermelho picadinhos
cebolinha e majericão fresco, picados
sal, pimenta-do-reino e uma pitada de açafrão


Refogue as verduras na manteiga de garrafa e acrescente a carne e o cominho. Tempere com sal e pimenta e mexa até cozinhar. Jogue a macaxeira, o extrato de tomate e acrescente água (pode ser leite também) até atingir a textura cremosa de um purê durinho. Coloque o açafão, acerte o sal e finalize com a cebolinha, o manjericão e um pouquinho de manteiga de garrafa.

 Lá vem o ambulante gritando:
"Macaxêêêêêêêira! Pra comer de mamadêêêêira!

Um comentário: