domingo, 12 de setembro de 2010

PUTAnesca!


Um sabadão delicioso em família, pedia uma comidinha especial. Antes do convite, a dúvida: o que fazer? Que receita testar??? Vendo fotos e mais fotos, me deparei com um belíssimo prato de Macarrão `a Putanesca. O olho bateu, o estômago sorriu e o cérebro reagiu: é esse! Convite feito, convite aceito. Corrida para comprar os ingredientes que faltavam e chegaram todos.
Como é bom farra na cozinha! Para mim, são as melhores.
Vinho na taça, ingredientes no balcão e o som dando o ritmo do preparo.
De entradinha, rolou um patezinho de shitak com abobrinha nas torradinhas de Mamãe e uma conserva de beterraba deliciosa que meu Padrasto fez. Meu irmão pôs o avental e ajudou em tudo... Foi tudo muito gostoso. Encontramos uma alcaparra enorme espanhola, deliciosa, que deu um charme extra ao prato.

Vamos `a receita:

Usei 1 caixa daquele pene colorido da barilla, para 5 pessoas boas de garfo

150 ml de azeite
2 latas de aliche
2 latas de tomates pelados
150ml de polpa de tomate
15 alcaparrões fatiados
100g de azeitona preta picada
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta calabresa `a gosto

Coloque o azeite, o alho e o aliche na panela. Refogue até o aliche se desmanchar sozinho. Acrescente os tomates grosseiramente picados e a polpa. Deixe cozinhar até desmanchar (uns 20 minutos). Junte a azeitona e a alcaparra, o sal e a pimenta.
 Na falta de parmesão, pus queijo itálico ralado na hora

Como a conversa estava muito boa, deixamos o molho cozinhar muito mais tempo, acrescentando um pouco mais de polpa, sempre que necessário. Há várias versões sobre a origem do termo 'putanesca'. A que eu ouvi mais vezes, é que essa receita era feita por senhoras casadas salientes, que a preparavam bem rapidinho, deixavam o molho cozinhando num fogo bem baixinho e iam fazer coisas que os maridos não podiam ver. Quando os maridos chegavam em casa, diziam que haviam passado o dia cozinhando...



Uma delícia. Somente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário